sábado, 9 de outubro de 2010

O Judô formando atleta e cidadãos

Este artigo é de minha autoria, revisado por meu pai o grande jornalista Antônio Lisboa. Foi publicado no site da FEGOJU em setembro e no site da Polícia Militar em outubro. Leiam e comentem, pois quero saber a opinião de vocês. Obrigado


O judô, formando atletas e cidadãos.

O Colégio da Polícia Militar – Unidade Ayrton Senna, acaba de incorporar à sua grade de disciplinas uma nova modalidade esportiva, o judô, que teve início em agosto deste ano.

O judô é uma arte marcial japonesa baseada nas projeções e imobilizações, cuja filosofia é ensinar aos seus praticantes o autocontrole, a disciplina e o respeito. Mas esse esporte traz consigo uma série de outros benefícios físicos e mentais que são adquiridos ao longo de sua prática regular.

Os Colégios Militares tem como objetivo fundamental formar cidadãos de bem, pessoas úteis para a família e para a sua comunidade.

Dentro desses pressupostos, o judô desponta como importante prática esportiva, relevante mecanismo de formação do caráter de crianças e adolescentes.

Ao colocar em cena uma prática esportiva saudável, o judô trabalha quesitos muito caros, como a disciplina, a harmonia, o autocontrole diante de situações-limite, demonstrando que, com equilíbrio, disciplina e sabedoria, a pessoa é capaz de administrar qualquer situação por mais adversa que se apresente no cotidiano.

Nesse momento o judô emerge não apenas como esporte, mas como prática saudável completa, uma vez que traz consigo um relevante conteúdo filosófico, além de contribuir para a construção de um corpo são e uma mente igualmente equilibrada.
No momento em que as drogas assolam o País, desafiando as autoridades e causando desespero entre as famílias, a presença do judô, como prática esportiva em um Colégio Militar, torna-se um poderoso antídoto contra o chamado “mau do século”. Ou seja, o pernicioso efeito das drogas, sobretudo entre os jovens.
Com isso, há um imenso ganho para os jovens, para o Colégio Militar Ayrton Senna e para a comunidade onde essa unidade de ensino está inserida, sublinhando o seu papel social.

Site PMGO http://www.pm.go.gov.br/2008/index.php?i=libs/onoticiap&id=30469&idtipo_noticia=2&pagret=home/home&mostaimg=S

Site FEGOJU http://www.judogoias.com.br/site/pags/artigos2.php?id=22

Nenhum comentário:

Postar um comentário